quarta-feira, 3 de março de 2010

Ficha Limpa, eu apoio!

Por André Schmidt

Assistindo ontem a TV Câmara, acompanhei os deputados Biscaia, do PT, e Indio da Costa, do DEM, debatendo o projeto Ficha Limpa - criado pelo Deputado Indio da Costa -, que pode causar uma grande mudança na política brasileira. A lei visa banir a possibilidade de políticos condenados pela justiça concorrerem à cargos públicos. O projeto que será votado antes das eleições de outubro, ainda conta com a resistência de muito políticos - vai entender né? -, principalmente de alguns petistas. Estranho que um Governo que se diz honesto e íntegro se oponha a uma lei de "purificação" política, onde quem sairá ganhando serão as casas legislativas e, consequentemente, a população. É irônico como algumas leis impostas a população não façam parte do repertório que rege a vida política. Se você faz uma prova para a PM, por exemplo, e passa, deve levar um atestado de bons antecedentes, até para algumas empresas privadas isto é necessário, mas para se tornar deputado, senador, presidente, etc, não precisa?! E ainda há quem desaprove a idéia?! Quem não deve, não teme, não é assim?! Vale ressaltar que apenas os políticos CONDENADOS não podem concorrer. Os que respondem processos mas que ainda não tiveram o seu julgamento final, poderão concorrer livremente. Cabe a população agora cobrar de seus deputados a aprovação desta medida. Certeza pelo menos teremos uma, sendo aprovada ou não, a posição de cada um sobre esse tema mostrará bem quem é quem hoje na política brasileira.

4 comentários:

  1. Muito boa materia!O mais incrivel é que em pleno seculo XXI assuntos que sao basais e formadores de qualquer democracia idonea e coerente ainda tenham q ser tema de debate e o mais inacreditavel disso tudo é que ainda existam dinossauros politicos contrarios a medida tao elementar.
    Parabens aos politicos que pensam em medidas de desenvolvimento democratico e nao somente em medidas eleitoreiras e assistencialistas como muito temos visto no atual governo

    ResponderExcluir
  2. Mas condenado pelo quê? Por qualquer crime? Ou por crime ligado à política?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Crimes políticos. Desvio de verbas, corrupção, superfaturamento de obras públicas...

    ResponderExcluir